Além da revisão do material sistematizado, aproveitamos o encontro para conversarmos com o grupo sobre as próximas etapas de trabalho, que deverão ser dedicadas a elaboração da história, roteirização e edição do material, e que se sair como planejamos deverão desenvolvidas na ilha porque já comprovamos que trazer o grupo à Universidade não é eficaz no que se refere ao aproveitamento do tempo. Entre buscar o grupo na ilha e levá-los de volta, temos que dispensar quase duas hora, restando assim, do tempo disponível, apenas uma hora para o desenvolvimento das atividades. Os participantes, em sua forma econômica de falar, concordaram com os encaminhamentos. Assim que vamos, em frente, no ritmo das condições e recursos que dispomos, e no ritmo e condições que os participantes quase silenciosamente propõe: sem pressa.
O encontro deste dia 10 de abril foi bonito, foi bonito e foi bonito!!! Foi bonito porque além da linda manhã de sol e da boa temperatura teve a participação da Fabiani sempre serena, firme (já é estagiária remunerada do CEAMECIN/FURG!!!! Em apenas dois meses de universidade!!!) , de todos os participante (Bruno, Lilian, Roger) e com a companhia do Patrick (acadêmico do Curso de Artes Visuais da CURG), e do Alexandre nosso motorista (que nos disse em off que se propõe a acompanhar-nos sempre que assim quisermos), e pela profícua reunião, no jardim da casa da Lilian, embaixo da árvore de canela (alguém consegue imaginar alguma coisa mais poética e prazenteira do que isto?).
Pois... sol, céu azul, computador embaixo da árvore de canela, os cachorros da Lilian como testemunhas, e para complementar e fazer transbordar a percepção, uma intervenção audiovisual no cenário provocada pelo trabalho do pai da Lilian que preparava placas de latas para recobrir a casa na qual vão viver em outra parte da ilha. De fato, não faltou nada... tudo estava no lugar que deveria estar, até mesmo o grupo de alunos do Curso de Biologia da FURG que, em companhia de um professor, de repente aportou na casa da Lilian para perscrutar o ambiente das dunas. É, tudo parecia estar animado e ao mesmo tempo no lugar que deveria estar.