- CIANTEC 2009 - III Congresso Internacional de Artes, Novas tecnologias e comunicação: novos territórios do conhecimento - 11, 12 e 14 de outubro - Aveiro / Portugal.
- V Jornadas sobre Fotografía. Tema: Fotografía e identidad. 23, 24 y 25 de noviembre de 2009 – 18:00 a 21:00 hs. / Salón Azul (IMM). Montevidéo / Uruguay.
- VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa. Fazendo metodologia. Universidade Federal de Pelotas / 24 e 25 de setembro de 2009.
- VIII Mostra da Produção Universitária. XVIII Congresso de Inciação Científica. FURG. 12 a 14 de novembro de 2009. Histórias de vidas vividas: uma pesquisa compartilhada sobre a cultura portuguesa na Ilha dos Marinheiros foi apresentado pela Roberta e recebeu o terceiro lugar na classificação da área de Linguística, Letras e Artes. Parabéns Roberta pela dedicação, competência e paixão!
- Apresentação de trabalho e publicação nos anais do Encuentro Latinoamericano y Caribeno de Patrimonio Comunitario, realizado pelo Conselho Nacional de Patrimônio Cultural da República de Cuba, na Comunidade Las Terrazas, província de Pinar Del Rio, em Cuba, 17 al 20 de maio de 2010.
- Trabalho aceito na IX MPU / FURG 2010.
- Apresentação de trabalho e publicação nos anais do IV Seminário Internacional sobre Memória e Patrimônio. Memória, patrimônio e tradição. / Universidade Federal de Pelotas / Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, de 22 a 24 de setembro de 2010.
Coçar e comer é só começar, escrever também.*
Outro dia, conversando com amigos, falávamos sobre a importância de escrever para articular as idéias. Refletindo sobre o trabalho que desenvolvo na Ilha dos Marinheiros - RG, percebi que faltava começar de uma vez esse exercício. Conversando então com a Teresa, orientadora do projeto, ela me sugeriu que fizesse um blog. Assim, seria uma ótima maneira de organizar o material, organizar as idéias, expor o pensamento e desenvolver o que penso e sinto em relação ao avanço do projeto. O projeto Histórias de Vidas Vividas: uma pesquisa compartilhada sobre a cultura portuguesa da ilha dos marinheiros, foi escrito em 2001 pela Profª Drª Teresa Lenzi. Adormecido até então, o projeto nasceu efetivamente em 2008, a partir da união da minha sede por trabalhar com essas linguagens (fotografia e audiovisual) e da determinação e dedicação da Teresa. Uma dupla que deu certo! Inicialmente a Professora não queria se envolver em projetos nesse período. Estava retornando de um longo período fora, quatro anos na Espanha para Doutorado. Mesmo assim, resolveu tentar. E fomos em frente. Primeiro passamos por um processo no qual não conseguimos classificação. Sem desistir, lá fomos nós!! Na segunda tentativa deu tudo certo!
Projeto aprovado e mãos a obra!
*frase extraída do livro Escrever é Preciso, de Mário Osório Marques
Roberta Cadaval
Felizes estamos na condição de aprendizes e especialistas
Teresa Lenzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário